sábado, 28 de setembro de 2013

As propriedades la Lucia Lima

lúcia lima, planta de nome cientifico Lippia triphylla Kuntze é um arbusto da familia das Verbenáceas. A lúcia lima tambem é conhecida por outros nomes: Bela-luísa, cidrila, doce-lima, erva-luísa, limonete, verbena, erva cidreira.

A lúcia lima é uma planta originária do Peru e do Chile, mas aclimatada na Europa, onde se cultiva como planta ornamental e aromática. Em Portugal cultiva-se sobretudo a variedade Lippia citriodora L.

A árvore é um pequeno arbusto que atinge até 2 m de altura. As folhas são lanceoladas e rugosas, e exalam um intenso aroma a limão quando são esmagadas. As flores são de cor violeta pálida ou lilás e crescem em ramalhetes. A Lúcia lima é outro dos grandes presentes da flora do Novo Mundo, juntamente com o tomate, abatata e muitas outras plantas. É cultivada na Europa desde o século XVIII. Há quem a confunda com a verbena, mas trata-se de plantas diferentes, pertencentes até a famílias botânicas distintas.

Propriedades medicinais, indicações terapêuticas e beneficios do chá de lúcia lima.

Toda a planta, e sobretudo as folhas, é rica num óleo essencial composto por mais de cem substâncias, entre as quais o citral, o limoneno e o cariofileno. Esta essência confere-lhe propriedades digestivas, antiespasmódicas e carminativas (favorece a expulsão de gases do aparelho digestivo).




Folhas de Lúcia Lima secas e a Planta no lado inferior direito

O chá de lúcia lima é indicado nos seguintes casos:
- Transtornos digestivos: dispepsias agudas (enfartamento ou indigestão) e crónicas (digestões pesadas, e flatulências.
- Dores menstruais (dismenorreira), cólicas biliares e renais, pela sua acção antiespasmódica.
- Indicada também em diferentes tipos de alterações nervosas, especialmente em caso de ansiedade, já que em muitos casos consegue dar melhores resultados do que alguns tranquilizantes químicos, com a vantagem de não ter os efeitos secundários desses fármacos.

Partes utilizadas: As folhas.
Uso interno: 1 Infusão com uns 30 g de folhas por cada litro de água. Tomar umachávena de chá bem quente depois de cada refeição. Tem um sabor muito agradável e é rico em beneficios para a nossa saúde.


http://www.fotosantesedepois.com/cha-lucia-lima-beneficios/

Sem comentários:

Enviar um comentário