sábado, 21 de setembro de 2013

Genbibre - Benefícios para a Saúde


Historicamente, o gengibre tem uma longa tradição de eficácia no alívio de sintomas de desconforto gastrointestinal.

Na medicina natural, o gengibre é considerado um excelente remédio contra gases (uma substância que promove a eliminação de gases intestinais) e espasmolítico intestinal (uma substância que relaxa e acalma o trato intestinal). Investigações científicas revelaram que o gengibre possui inúmeras propriedades terapêuticas, incluindo efeitos antioxidantes, capacidade de inibir a formação de compostos inflamatórios, e dirigir efeitos inflamatórios e anticoncorrenciais.


Ajuda Gastrointestinal

O gengibre reduz todos os sintomas associados à doença de movimento, incluindo tonturas, náuseas, vômitos e sudorese fria.
Seguro e eficaz alívio de náuseas e vômitos durante a gravidez

O gengibre possui uma ação anti-vómito que se tem mostrado muito útil na redução da náuseas e vómitos durante a gravidez, mesmo na sua forma mais forte, gravidum hiperemese, uma condição que geralmente requer hospitalização.
Efeitos anti-inflamatórios

O gengibre contém vários compostos anti-inflamatórios potentes chamados de gingerols. Estas substâncias explicam o porquê de tantas pessoas que sofrem de osteoartrite ou artrite experimentam uma redução de dor nos níveis de reumatóide e de melhoria da sua mobilidade quando consomem regularmente gengibre.

Em dois estudos clínicos envolvendo pacientes que responderam aos medicamentos convencionais e outros pacientes que não responderam, os médicos descobriram que 75% dos pacientes com artrite e 100% dos pacientes com desconforto muscular, sentiram um alívio da dor experimentada e/ou inchaço.
Problemas de artrite nos joelhos causados pelo envelhecimento

Ao apimentar as suas refeições com gengibre fresco regularmente pode ajudar, Segundo sugestão de um estudo publicado numa edição recente da osteoartrite cartilagem.

Não só as experiências subjectivas de dor, mas o inchaço nos joelhos, bem como grande parte da inflamação diminuiu nos grupos tratados com dieta rica em gengibre.

Efeitos anti-inflamatórios

Um estudo publicado em Novembro de 2003 sugere que pelo menos uma das razões para os efeitos benéficos do gengibre é o radical livre da proteção conferida por um dos seus constituintes ativos fenólicos, 6-gingerol.

Em testes in vitro (tubos de ensaio) de estudo, 6-gingerol revelou-se capaz de inibir significativamente a produção de óxido nítrico, uma molécula de nitrogênio reativo que muito rapidamente se torna prejudicial através de um radical peroxinitrito livre.

Outro estudo publicado em Novembro de 2003 constatou que, em camundongos, cinco dias de tratamento com gengibre (10 mg por quilo de peso corporal) antes da exposição à radiação, não só impediu um aumento de danos dos radicais livres a lipídios (gorduras encontradas em numerosos componentes de membranas celulares do corpo para reduzir o colesterol), mas também levou a uma menor depleção dos animais de glutationa, um dos mais importantes antioxidantes do corpo produzidos internamente.
Protecção contra o Câncer Colo-retal

Gingerols são os principais componentes ativos do gengibre e os responsáveis pelo seu seu sabor, podem também inibir o crescimento de células humanas de câncer colo-retal.
A exposição ao extrato de gengibre causou a morte das células de câncer de ovário.

Pensa-se que o estado pró-inflamatório seja um factor importante no desenvolvimento do câncer de ovário. Na presença de gengibre, uma série de indicadores-chave da inflamação (fator de crescimento endotelial vascular, interleucina-8 e prostaglandina E2) houve também um decréscimo nas células de câncer de ovário.

Agentes quimioterápicos convencionais também suprimem esses marcadores inflamatórios, mas podem causar células cancerosas que se tornam resistentes à acção das drogas.
Aumentar a imunidade

O gengibre não serve apenas como aquecimento num dia frio, mas pode ajudar a promover a transpiração saudável, que muitas vezes é útil durante os resfriados e gripes. Uma boa transpiração pode fazer muito mais do que simplesmente assistir a desintoxicação.

Pesquisadores descobriram recentemente que o suor contém um germe de combate potente que pode ajudar a combater as infecções. Os investigadores isolaram o gene responsável para o composto e da proteína que produz, que nomearam de dermicidin. Dermicidin é fabricado no corpo através das glândulas sudoríparas, secretadas no suor, e transportado para a superfície da pele onde fornece protecção contra microorganismos invasores, como as bactérias, como E. coli e Staphylococcus aureus (uma causa comum de infecções de pele), e fungos, incluindo Candida albicans.

O gengibre é tão concentrado em substâncias activas, que não precisa usar muito para sentir os seus efeitos benéficos. Em caso de nauseas, o chá de gengibre, feito por maceração, com uma ou duas fatias de 1,2 cm (uma fatia de 1,2 cm é igual a dois terços de uma onça) de gengibre fresco numa xícara de água quente será provavelmente tudo o que precisa para acalmar o seu estômago. Para a artrite, algumas pessoas têm encontrado alívio ao consumir tão pouco como uma fatia de gengibre fresco cozido em alimentos, embora nos estudos acima referidos, os pacientes que consumiram mais quantidade de gengibre relataram um alívio mais rápido e melhor.
http://www.i-legumes.com/gengibre-beneficios.html

Sem comentários:

Enviar um comentário